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Experimento um conhecimento por baixo do não-conhecimento, por baixo da morte da minha antiga forma, sou um participante na transição de um mundo para outro, incorporando uma nova passagem para uma nova vida.

 

Janete Adler

Laboratório

Realizamos projetos de pesquisa e atividades de experimentação sobre o estudo da experiência, a presença e a consciência corporal. Com essas atividades buscamos também ampliar nossa visão sobre as possíveis formas e processos de geração de conhecimento, integrando o corpo, a subjetividade e nossa natureza sensível como ferramentas básicas na construção de realidades.

proyetctos

Projetos

MAP - Multidimensional approach to presence

O MAP é um procedimento de pesquisa-ação que coloca o estado de presença como elemento central para o estudo da experiência a partir de uma perspectiva enativa/corporificada. O seu objetivo é duplo; por um lado, permitir a caracterização e melhor compreensão de uma determinada experiência, captando os elementos subjetivos e intersubjetivos que a compõem, e por outro, promover um espaço de observação, familiarização e consciência da própria experiência.

 

O procedimento proposto articula diferentes ferramentas que trabalham o estado de presença – exercícios somáticos, entrevistas microfenomenológicas e técnicas expressivas – e diferentes níveis descritivos – verbal, gestual e plástico – num trabalho de grupo onde os participantes estão, ao mesmo tempo, os pesquisadores de sua própria experiência. ​

Aprendizagem socioemocional e vida compassiva para adolescentes: uma análise microfenomenológica do programa FO-CO

A aprendizagem socioemocional (ASE) promove a saúde mental e evita comportamentos de risco que começam na adolescência. O FO-CO (For Compassionate Living) é um programa de ASE com base científica que combina práticas contemplativas e uma cultura de paz, desenvolvido pelo NEPSIS/UNIFESP. A próxima etapa é avaliar os resultados e usar metodologias inovadoras para capturar a experiência em primeira pessoa. Objetivos: Compreender os processos de aprendizagem de FO-CO entre adolescentes a partir de uma abordagem microfenomenológica. Métodos: Esta é uma análise qualitativa no paradigma microfenomenológico como parte de uma avaliação piloto de métodos mistos do programa FO-CO. Quatro grupos de adolescentes do FO-CO serão implementados com participantes de escolas públicas que se inscreverem nas oficinas, com o objetivo de atingir 80 participantes. Uma subamostra de 15 adolescentes será submetida a uma entrevista microfenomenológica após os workshops para avaliar o processo de aprendizagem de tópicos como conexão, empatia, autorregulação e compaixão. Como forma de apoiar o projeto de pesquisa, esta proposta também inclui um plano de trabalho de eventos, colaboração e conferências com os quais o candidato contribuirá para promover a parceria internacional e a disseminação do conhecimento.

Este projeto terá duração de dez meses e faz parte de uma estadia de pós-doutorado no centro de pesquisa NEPSIS da universidade UNIFESP, financiado pelo departamento de pós-graduação e pesquisa da UNIFESP. Início em janeiro de 2024.

Experimentaciones

Experimentações

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Presença e as paisagens da experiência

Esta oficina busca introduzir uma abordagem de pesquisa-ação que coloca o estado de presença como um elemento central para o estudo da experiência a partir de uma perspectiva enativa. Por meio de um exercício de consciência corporal, o objetivo é gerar uma experiência de presença e investigar essa experiência por meio de diferentes níveis descritivos que, por sua vez, renovam e aprofundam a presença da própria experiência. Para isso, trabalhamos com o exercício "Matching", conforme descrito por Elizabeth Behnke, e depois trabalhamos na descrição da experiência usando elementos da entrevista microfenomenológica, que usa a descrição verbal, e do mapeamento somático, que trabalha com a expressão de sensações por meio de desenhos. Por fim, as experiências trabalhadas são compartilhadas em uma discussão em grupo.

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Presencia y los paisajes de la experiencia

Esta jornada, realizada con el Laboratorio de Fenomenología Corporal en Chile, busca explorar un procedimiento de investigación-acción que coloca el estado de presencia como un elemento central para el estudio de la experiencia desde una perspectiva enactiva/corporizada. El trabajo se organiza en tres etapas: en la primera etapa, se propone generar una experiencia compartida utilizando la técnica somática Matching tal como descrita por Elizabeth Behnke (Behnke 1995); en la segunda etapa se propone trabajar, en grupos de tres, la descripción de la experiencia utilizando la entrevista micro-fenomenológica y el mapeo corporal. Aquí, uno de los participantes del grupo tendrá el rol de “observador” atendiendo a los gestos realizados por el entrevistado al describir su experiencia. En la tercera etapa, se realizará una composición colectiva a partir de las descripciones verbales, gestuales y pictóricas combinando la identificación de invariantes del análisis micro-fenomenológico y el trabajo de “testigo” tal como descrito por Janet Adler (1999). 

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Movimento consciente e o estudo da experiência

Esta oficina explora um procedimento de pesquisa que articula o desempenho e a observação do movimento consciente com uma metodologia de pesquisa chamada entrevista microfenomenológica, para investigar a experiência da "presença". Primeiro, é proposta uma experiência compartilhada de movimento consciente inspirada por exercícios na forma teatral da dança Butoh. Em seguida, a entrevista microfenomenológica é usada para obter descrições verbais da experiência dos indivíduos, bem como os gestos usados pela pessoa para descrevê-la. Por fim, as descrições verbais e os gestos são analisados coletivamente para identificar invariantes entre eles e delinear uma possível estrutura da experiência estudada. Este artigo procura levantar questões sobre a distinção entre "objeto de estudo" e "instrumento de estudo" no contexto da pesquisa baseada em artes e até que ponto as artes, como meio de gerar conhecimento, podem repensar os princípios do método científico.

Workshop na ABAA - Arriala d´Ajuda - Bahia - Brasil, com Regis Bailux.​

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Workshop no Simpósio Arts-based Research do Research Institute for Creative Arts Therapies, Bonn Alemanha, com María Isabel Gaete.​

Colaboraciones

Colaborações

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