top of page
IMG_0874.jpg

Micro-fenomenologia

A entrevista micro-fenomenológica é uma metodologia para o estudo da experiência vivida desenvolvida no campo das ciência cognitiva. Caracteriza-se pela sua abordagem prática: utiliza e desenvolve ferramentas e procedimentos específicos que permitem fazer contato e descrever uma experiência com grande precisão. Deriva de "L'entretien d'explicitation", método de entrevista desenvolvido pelo psicólogo francês Pierre Vermersch para investigar o aspecto processual da aprendizagem e da resolução de problemas. Posteriormente, foi desenvolvido no contexto da ciência cognitiva por Claire Petitmengin no âmbito do projeto neurofenomenologia, programa de investigação proposto por Francisco Varela para desenvolver uma ciência da consciência.

Nuestra proposta

NOSSA

PROPOSTA

DE FORMAÇÃO

A nossa formação, desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Micro-fenomenologia dirigido pela Claire Petitmengin, aborda as técnicas de condução e análise da entrevista microfenomenológica aplicadas ao desenvolvimento de uma investigação. Os conteúdos estão organizados em módulos temáticos: um de condução e outro de análise das entrevistas, reforçados por sessões práticas e supervisão (P&S) e um processo de certificação opcional.

Realizamos formações em espanhol, inglês e português, em formatos on-line e presencial.

Em termos gerais, os módulos são caracterizados pela integração de conhecimentos teóricos e práticos, a partir dos quais os participantes são apresentados à estrutura teórica, às principais conceituações e aos procedimentos da metodologia de forma progressiva. São propostas estratégias de ensino e aprendizado que incluem apresentações teóricas, exercícios em pequenos grupos, discussões em grupo e trabalho individual.

 

As sessões de prática e supervisão (P&S) são espaços de feedback, que oferecem a possibilidade de levantar dúvidas e compartilhar observações sobre os tópicos e exercícios práticos desenvolvidos nos módulos e no trabalho autônomo solicitado. Os participantes são incentivados a propor a investigação de experiências relacionadas às suas questões de pesquisa; a trabalhar em um plano ou guia de entrevista e/ou a revisar uma entrevista já realizada para analisar sua condução em conjunto.

 

O processo de certificação envolve a realização de uma pequena investigação utilizando o método microfenomenológico em que o participante é acompanhado na formulação de uma questão de pesquisa, na elaboração de um protocolo experiencial e no relato dos resultados. Como parte deste processo, são avaliadas as habilidades do participante para conduzir e analisar a entrevista microfenomenológica.

 

A formação proporciona experiências de aprendizagem a um grupo de participantes que, geralmente, trabalham em diferentes disciplinas e países, gerando um espaço de intercâmbio e diálogo onde a apropriação da metodologia se realiza num contexto muito enriquecedor.

Você pode baixar o programa da formação aqui.

DEPOIMENTOS

A entrevista microfenomenológica é uma metodologia de estudo da experiência vivida desenvolvida no campo das ciências cognitivas. Caracteriza-se pela sua abordagem prática: utiliza e desenvolve ferramentas e procedimentos específicos que permitem o estudo sistemático da experiência subjetiva, no quadro enativo. Deriva de "L'entretien d'explicitation", método de entrevista desenvolvido pelo psicólogo francês Pierre Vermersch para investigar o aspecto processual da aprendizagem e da resolução de problemas. Posteriormente, foi desenvolvido no contexto das ciências cognitivas por Claire Petitmengin no âmbito do projeto neurofenomenologia, programa de investigação proposto por Francisco Varela para desenvolver uma ciência da consciência.

Francisco Parr, Psicanalista

Módulo de Conducción de la entrevista micro-fenomenología

Micro-fenomenología

Módulo de
condução

A realização da entrevista microfenomenológica tem a particularidade de ajudar o entrevistado a redirecionar a sua atenção dos conteúdos da sua experiência para as ações e processos que permitem o aparecimento desses conteúdos.

Este módulo fornece todas as ferramentas para realizar uma entrevista microfenomenológica, familiarizando o participante com o quadro de referência em que se situa a microfenomenologia e fornecendo as bases conceituais que sustentam as ferramentas estudadas.

 

Objetivos de aprendizado

  • Apresentar o participante à entrevista microfenomenológica, considerando sua fundamentação teórica, características e possibilidades de aplicação;

  • Forneça as ferramentas para orientar o entrevistado em: a evocação de uma experiência singular; identificar os tipos de informações na descrição do entrevistado; questionamento sobre a dimensão processual da experiência; aprofundar a descrição das dimensões diacrônicas e sincrônicas da experiência, minimizando a indução.

  • Definir uma questão de investigação consistente com a abordagem experiencial;

  • Desenhar um protocolo experiencial que inclua um processo de coleta e análise de dados adaptado ao tipo de experiência e ao objetivo da pesquisa

  • Familiarizar-se com o processo de tomada de consciência da própria experiência e da sua descrição

Módulo de Análisis Micro-fenomenología

Micro-fenomenología

Módulo de
análise

A análise é um processo de abstração, que utiliza a interrogação iterativa como mecanismo para identificar invariantes das dimensões diacrônica e sincrônica da experiência, que nos permitem construir a estrutura genérica de uma determinada experiência.

Este módulo trata da apropriação das ferramentas de análise das entrevistas, permitindo assim a identificação da estrutura da experiência estudada.

 

Os objetivos deste módulo são:

 

  • Familiarizar o participante com o quadro conceptual da abordagem de análise microfenomenológica e seus critérios de validade;

  • Fornecer as ferramentas para preparar os dados;

  • Identificar a estrutura diacrónica de uma experiência;

  • Identificar a estrutura sincrónica de uma experiência;

  • Relate os resultados da análise.​

Certificação Micro Fenomenologia

Microfenomenologia

Certificação

A certificação na metodologia microfenomenológica é garantia de competência em técnicas de entrevista e análise microfenomenológica e é necessária para reivindicar a utilização da metodologia no contexto da investigação (publicação de artigos científicos, apresentação de resultados, etc.).

A certificação é concedida pelo Laboratório de Fenomenologia Corporal em conjunto com a Sociedade Internacional de Microfenomenologia.

As condições para obter a certificação são as seguintes:

  • Participação em treinamento de entrevista microfenomenológica online ou presencial (35 – 40 horas) oferecido por professor certificado.

  • Participação numa formação de análise microfenomenológica online ou presencial (35 – 40 horas) ministrada por um professor certificado.

  • Apresentação da transcrição de uma entrevista microfenomenológica autoavaliada e comentada de acordo com a ficha de autoavaliação fornecida para o efeito e que satisfaça pelo menos 70% dos critérios de qualidade.

  • Apresentação de uma análise específica autoavaliada e comentada de acordo com a ficha de autoavaliação fornecida para o efeito e que satisfaça pelo menos 70% dos critérios de qualidade.

  • Apresentação de um relatório de investigação utilizando métodos de entrevista e análise microfenomenológica.

Aqui você pode baixar o procedimento de certificação e todas as informações necessária

Sesiones de prática grupal

Micro-fenomenología

Sessões práticas e de supervisão

As sessões práticas e de supervisão (P&S) são espaços de feedback que oferecem a possibilidade de partilha de dúvidas sobre a aplicação do método microfenomenológico. Os participantes são incentivados a trazer questões específicas e materiais relacionados às suas questões de pesquisa. Exemplos de atividades que realizamos são: elaborar um plano de entrevista, revisar uma entrevista já realizada, constatar dificuldades de análise e/ou supervisionar o trabalho a ser entregue no âmbito da certificação.

 

Além das sessões em grupo de cada módulo, é possível solicitar sessões individuais.

bottom of page