
O que é Microfenomenologia ?
Microfenomenologia é um método para o estudo da experiência subjetiva desenvolvido no campo da ciência cognitiva. Ela se caracteriza por sua abordagem prática: utiliza e desenvolve ferramentas e procedimentos específicos que ajudam a pessoa a se conectar e descrever sua experiência com grande precisão. Ela deriva de "L'entretien d'explicitation", um método de entrevista desenvolvido pelo psicólogo francês Pierre Vermersch para investigar o aspecto processual da aprendizagem e da resolução de problemas. Mais tarde, foi desenvolvido no contexto das ciências cognitivas por Claire Petitmengin como parte do projeto de neurofenomenologia, um programa de pesquisa proposto por Francisco Varela para desenvolver uma ciência da consciência. Hoje, esse método é utilizado em diversos campos do conhecimento, permitindo estabelecer pontes entre diferentes disciplinas.
TREINAMENTO
Esta formação, desenvolvida em colaboração com o Laboratório de Microfenomenologia Dirigido por Claire Petitmengin , aborda as técnicas de condução e análise de entrevistas microfenomenológicas aplicadas ao desenvolvimento de pesquisas. O conteúdo é organizado em módulos temáticos: um sobre condução e outro sobre análise de entrevistas , reforçados por sessões de prática e supervisão (P&S) e um processo de certificação opcional.
Em termos gerais, os módulos são caracterizados pela integração de conhecimentos teóricos e práticos, por meio dos quais os participantes são progressivamente introduzidos à estrutura, às principais conceituações e aos procedimentos da metodologia. São propostas estratégias de ensino e aprendizagem, que incluem apresentações teóricas, exercícios em pequenos grupos, discussões em grupo e trabalho individual.
As sessões de prática e supervisão (P&S) são espaços de feedback que oferecem a oportunidade de levantar questões e compartilhar observações sobre os tópicos e exercícios práticos desenvolvidos nos módulos e nos trabalhos independentes solicitados. Os participantes são encorajados a propor a investigação de experiências relacionadas às suas questões de pesquisa; trabalhar em um plano ou guia de entrevista e/ou revisar uma entrevista já concluída para analisar sua conduta geral.
O processo de certificação envolve a condução de um pequeno projeto de pesquisa utilizando o método microfenomenológico, no qual o participante é orientado a formular uma pergunta de pesquisa, elaborar um protocolo vivencial e relatar os resultados. Como parte desse processo, são avaliadas as habilidades do participante na condução e análise da entrevista microfenomenológica.
O treinamento proporciona experiências de aprendizagem a um grupo de participantes que normalmente trabalham em diferentes disciplinas e países, criando um espaço de troca e diálogo onde a metodologia é aprendida em um contexto altamente enriquecedor.
Você pode baixar o programa de treinamento aqui.
Camila Valenzuela
Professora
Camila aprendeu esse método com Claire Petitmengin e Pierre Vermersch enquanto concluía seu doutorado na França, entre 2008 e 2012. Desde então, ela tem usado essa metodologia em vários estudos relacionados à consciência corporal e dor, explorando particularmente as possibilidades e limitações do método no estudo da experiência corporal.
Ele ensina essa metodologia continuamente há mais de dez anos, desenvolvendo uma estrutura de ensino e um método únicos com os quais já treinou mais de 200 pessoas de diferentes países.
Desde 2023, juntamente com Claire Petitmengin, ela estabeleceu o processo de certificação para este método, concedido pelo Laboratório de Microfenomenologia. A partir de 2024, ela será responsável pelo processo de certificação em microfenomenologia.