top of page
Captura de Tela 2024-11-07 às 14.59.27 (1).png
Trajetoria

Mila Mogui

Camila estudou biologia na Universidade do Chile, onde foi fortemente influenciada pelas ideias da biologia do conhecimento desenvolvidas pelos neurocientistas Humberto Maturana e Francisco Varela. Concluiu então o mestrado na École de Hautes études en Sciences Sociales (EHESS) e o doutorado em ciências cognitivas na Université Pierre et Marie Curie de Paris. Foi pesquisadora associada do Instituto de Sistemas Complexos de Valparaíso e do Centro de Estudos de Argumentação e Raciocínio da Universidade Diego Portales, no Chile.

Em 2018 fundou o Laboratório de Fenomenologia Corporal no Chile, um centro de estudos focado na formação e desenvolvimento de metodologias em primeira pessoa para o estudo da experiência humana a partir de uma abordagem enativa. A sua investigação, publicada em vários artigos académicos, tem-se centrado na relação entre consciência corporal e dor, bem como no desenvolvimento de uma abordagem enactiva para o estudo científico da experiência humana. Organizou diversos seminários sobre o estudo da experiência, entre os quais se destaca a conferência internacional An Empowered Approach to the Study of Experience, onde tem promovido o diálogo entre investigadores de diversas disciplinas e de diferentes continentes.

Camila tem abordado a questão da relação entre corporeidade e cognição não só a partir de uma dimensão acadêmica, mas também a partir de sua prática corporal, que desenvolveu e enriqueceu através de diferentes disciplinas. Desde cedo Camila se dedicou à dança contemporânea, estudando com professoras como Magali Rivano e Makiko Tominaga. Estudou técnicas de circo e teatro físico na escola Circomedia, em Bristol, e mímica corporal na International School of Corporeal Mime, em Londres, Inglaterra, país onde trabalhou com a artista e realizadora de cinema Isabel Rocamora, participando em vários obras de renome internacional, como Horizon of Exile. Além disso, formou-se em massagem tailandesa e no método de Experiência Somática no Brasil, ingressando na área de terapia somática.

Em 2000 iniciou sua prática de yoga na Inglaterra, que continuou após seu retorno ao Chile na escola Ashtanga Yoga Chile com Loreto Cortéz e durante sua estadia na França com diferentes professores, incluindo Charley Benusen, Kia Naddermier e Stéphane Collet. Participou também de workshops com Mark e Joanne Darby, Kino McGregor, Petri Räisänen e Dena Kingsberg. Em Mysore, Índia, iniciou a prática de pranayama com B.N.S Iyengar e o estudo de yoga sutras com o Dr. Jayashree e Sri Narashimhan. Atualmente ele segue os ensinamentos de A.G Mohan, um discípulo direto de Sri.Krishnamacharya. Desde 2007 ensina yoga em diferentes escolas: nas escolas Shantosha e Yoga Mukti em Santiago, Chile; no centro cultural Théâtre de Verre, em Paris; no Théâtre du Petit Matin e na escola YAMA de Marselha; na escola Yoga Sadhana em Valparaíso; na escola de Ashtanga Yoga no Rio de Janeiro e na associação beneficente de Arraial d’Ajuda (ABAA) no Brasil.

Atualmente desenvolve o projeto Uma abordagem multidimensional da presença: práticas somáticas e o estudo da experiência (MAPS) e dirige A MATHA, escola de fenomenologia corporal em Arraial d'Ajuda.

Prática e Ensino de Yoga

Comecei a praticar yoga em 2000 com Elisa Garrido no Chile. Posteriormente, pratiquei Ashtanga yoga durante meus estudos de circo na Inglaterra e, ao retornar ao Chile, continuei por quatro anos com Loreto Cortés na escola Ashtanga Yoga Chile. Durante minha estadia na França, pratiquei com diversos professores, entre eles Charley Bensusan, Kia Naddermier e Stéphane Collet. Também participei de workshops com Mark e Joanne Darby, Kino MacGregor, Petri Räisänen e Dena Kingsberg. Em Mysore, Índia, iniciei meus estudos de pranayama com B.N.S. Iyengar e dos sutras de yoga com a Dra. Jayashree e Sri Narashimhan. Ao chegar ao Brasil, estudei Kum Nye, uma forma de yoga tibetano, no Centro Nyingma de Budismo Tibetano no Rio de Janeiro, e atualmente sigo os ensinamentos de A.G. Mohan, discípulo direto de Sri Krishnamacharya.

Ensino yoga em diversas escolas desde 2007: nas escolas Shantosha e Yoga Mukti em Santiago, Chile; no centro cultural Théâtre de Verre em Paris; no Théâtre du Petit Matin e na escola YAMA em Marselha; na escola Yoga Sadhana em Valparaíso; na escola Ashtanga Yoga no Rio de Janeiro; na associação beneficente de Arraial d’Ajuda (ABAA) no Brasil; e atualmente na minha escola, A MATHA, em Arraial d’Ajuda.

Dança e Práticas Somáticas

Desde pequena, estudei dança contemporânea com professoras como Magali Rivano e Makiko Tominaga. Estudei técnicas de circo e teatro físico na escola Circomedia, em Bristol, e de mímica corporal na International School of Corporeal Mime, em Londres, Inglaterra. Trabalhei com a artista e diretora de cinema Isabel Rocamora, participando de diversos trabalhos de renome internacional, como Horizon of Exile. No Brasil, comecei a aprofundar-me em práticas somáticas, formando-me em massoterapia tailandesa e no método Somatic Experiencing com as professoras Liana Netto e Cornelia Rossi.

Em 2024, participei da residência artística Resonancias da dança com Eva Santoro e Dani Lima. Também em 2024, junto com o artista Robson Vieira, ganhamos o concurso da Lei Paulo Gustavo para a criação e realização do espetáculo Olhar é Movimento.

Publicacines A MATHA

Publicações

  • Valenzuela-Moguillansky, C., Díaz, D., Vásquez-Rosati, A. & Duarte, J. (2021) Inhabiting one’s body or being haunted by it: a first-person study of the recovery process of women with fibromyalgia. GMS Journal of Arts Therapies 2021, Vol. 3, ISSN 2629-3366.

  • Valenzuela-Moguillansky, C., & Demšar, E. (2021). Toward a science of experience- Outlining some challenges and future directions. Adaptive Behavior, 10597123221084739.pdf

  • Valenzuela-Moguillansky C., Demšar E. & Riegler A. (2021) An introduction to the enactive scientific study of experience. Constructivist Foundations 16(2): 133–140. https://constructivist.info/16/2/133

  • Valenzuela-Moguillansky C. & Vásquez-Rosati A. (2019) An analysis procedure for the micro-phenomenological interview. Constructivist Foundations 14(2): 123–145. https://constructivist.info/14/2/123

  • Petitmengin C., Remillieux A., Valenzuela-Moguillansky C. (2018).Discovering the structures of lived experience. Towards a micro-phenomenological analysis method. Phenomenology and the Cognitive Sciences. https://doi.org/10.1007/s11097-018-9597-4

  • Boukezzi S, Silva CG, Nazarian B, Rousseau P-F, Guedj E, Valenzuela-Moguillansky C and Khalfa S (2017) Bilateral Alternating Auditory Stimulations Facilitate Fear Extinction and Retrieval. Front. Psychol. 8:990. doi: 10.3389/fpsyg.2017.00990

  • Valenzuela-Moguillansky C., Vásquez-Rosati A. & Riegler A. (2017) Building a Science of Experience: Neurophenomenology and Related Disciplines. Constructivist Foundations 12(2): 131–138. Available at http://constructivist.info/12/2/131.editorial

  • Valenzuela-Moguillansky C., Reyes Reyes A. and Gaete M.I. (2017). «Exteroceptive and interoceptive body-self awareness in fibromyalgia patients» Front. Hum. Neurosci. 11:117.

  • Valenzuela-Moguillansky C. and Reyes Reyes A., (2015). Psychometric properties of the Multidimensional Assessment of Interoceptive Awareness (MAIA) in a Chilean population. Front. Psychol. 6:120. doi: 10.3389/fpsyg.2015.00120.

  • Valenzuela-Moguillansky C. (2014) Cognitive Science and Phenomenology: A Step towards the Epistemic Enso. Constructivist Foundations 10(1): 108-109.

  • Trojan J, Diers M, Valenzuela-Moguillansky C, and Torta DM. (2014). Body, space and pain. Front. Hum. Neurosci. 8: 369. doi: 10.3389/fnhum.2014.00369.

  • Valenzuela-Moguillansky, C. O’Regan, J. K. & Petitmengin, C. (2013) Exploring the subjective experience of the rubber hand illusion. Frontiers in Human Neuroscience, 7 (00659) DOI=10.3389/fnhum.2013.00659.

  • Valenzuela-Moguillansky C. (2013). Pain and Body Awareness An Exploration of the Bodily Experience of Persons Suffering from Fibromyalgia.  Constructivists Foundations.  8 (3): 339-350.

  • Valenzuela-Moguillansky C. (2012). Chronic pain and disturbances in body awareness. Revista Chilena de Neuropsicología, 7(1), 26-38.

  • Valenzuela-Moguillansky C., Bouhassira, D., Morain, F. and O’Regan. JK. (2011). The Role of Body Awareness in Pain An Investigation Using the Rubber Hand Illusion. Journal of Consciousness Studies, 18 (9-10), 110-142.

Proyetctos en curso

Projetos em andamento

MAP - Multidimensional approach to presence

O MAP é um procedimento de pesquisa-ação que coloca o estado de presença como elemento central para o estudo da experiência a partir de uma perspectiva enativa/corporificada. O seu objetivo é duplo; por um lado, permitir a caracterização e melhor compreensão de uma determinada experiência, captando os elementos subjetivos e intersubjetivos que a compõem, e por outro, promover um espaço de observação, familiarização e consciência da própria experiência.

 

O procedimento proposto articula diferentes ferramentas que trabalham o estado de presença – exercícios somáticos, entrevistas microfenomenológicas e técnicas expressivas – e diferentes níveis descritivos – verbal, gestual e plástico – num trabalho de grupo onde os participantes estão, ao mesmo tempo, os pesquisadores de sua própria experiência. ​

Aplicação do MAP a um Estudo Antropológico sobre Técnicas de Criação, Memória e Cuidado em uma Associação de Marisqueiras de Belmonte-BA, Brasil.

Este projeto explora a implementação da Abordagem Multidimensional da Presença (MAP) em uma pesquisa antropológica. Para isso, projetamos uma série de workshops que aplicam a proposta do MAP com o objetivo de explorar a memória de um grupo de mulheres marisqueiras sobre a prática e a transmissão de conhecimentos de seu ofício, tomando como ponto de partida momentos-chave de suas trajetórias de vida.

Este trabalho é realizado em colaboração com a Professora Ana Carneiro da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Supervisiones y consultorías

Supervisões

Revisão de Dissertação de Mestrado

  • Maira Dourado - Criança e finitude: Um estudo fenomenológico sobre os sentidos da morte da criança. Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia. Revisora de tese (janeiro de 2019).

  • Isidoro Astudillo - Expertise do enxadrista desde uma perspectiva fenomenológica. Centro de Investigação em Ciências Cognitivas, Universidade de Morelos, México. Revisora de tese (setembro de 2020).

Revisão de Tese de Doutorado

  • Carolina Orellana - Estudo Micro-fenomenológico da Experiência de Congruência e Incongruência Vocal em Mulheres Trans. Doutorado em Psicologia da Universidade Diego Portales. Avaliadora na banca de qualificação para doutorado (janeiro de 2025).

  • Carine Challandes - Conveying Synaesthetic Resonance: O impacto da pedagogia de Jacques Lecoq no processo criativo de criadores de teatro formados por Lecoq. Doutorado em Filosofia em Artes Criativas e Performáticas, Universidade de Newcastle, Austrália. Revisora de tese (agosto de 2024).

Orientação de Dissertação de Mestrado

  • Laura Jereb - Componentes experienciais da fibromialgia: Compreensão fenomenológica e consciência da experiência dos sintomas. Universidade de Primorska. Co-orientadora (defesa em junho de 2021).

Orientação de Tese de Doutorado

  • Esteban Fredin - Compartilhando peso: Um estudo sobre a conexão interpessoal na dança de improvisação de contato. Escola de Humanidades e Educação, Tecnológico de Monterrey, campus Monterrey. Co-orientação (em andamento).

Talleres

Oficinas

Movimiento consciente y el estudio de la experiencia 

fenomenologia corporal (4).jpg

Este taller explora un procedimiento de investigación que articula la realización y observación del movimiento consciente con una metodología de investigación denominada entrevista micro-fenomenológica, para investigar la experiencia de la "presencia". En primer lugar, se propone una experiencia compartida de movimiento consciente inspirada en ejercicios de la forma teatral de danza Butoh. A continuación, se utiliza la entrevista micro-fenomenológica para obtener descripciones verbales de la experiencia de las personas, así como los gestos utilizados por la persona para describirla. Por último, se analizan colectivamente las descripciones verbales y los gestos para identificar invariantes entre ellos y esbozar una posible estructura de la experiencia estudiada. Este trabajo busca plantear cuestiones sobre la distinción entre "objeto de estudio" e "instrumento para el estudio" en el contexto de la investigación basada en el arte y sobre la medida en que las artes, como medio para generar conocimiento, pueden replantear los principios del método científico.

Oficina na ABAA - Arriala d´Ajuda - Bahia - Brasil, con Regis Bailux.

Captura de Pantalla 2023-08-25 a la(s) 15.51.45.png

Taller en Symposium Arts-based Research del Research Institut for Creative Arts Therapies, Bonn Alemania, con María Isabel Gaete.

Presencia y los paisajes de la experiencia

Presencia y los paisajes de la experiencia.png

Esta oficina explora um procedimento de pesquisa que articula a realização e observação do movimento consciente com uma metodologia de pesquisa denominada entrevista micro-fenomenológica, para investigar a experiência da "presença". O trabalho é organizado em três etapas: na primeira etapa, propõe-se gerar uma experiência compartilhada utilizando a técnica somática Matching, tal como descrita por Elizabeth Behnke (Behnke 1995); na segunda etapa, propõe-se trabalhar, em grupos de três, a descrição da experiência utilizando a entrevista micro-fenomenológica e o mapeamento corporal. Aqui, um dos participantes do grupo terá o papel de "observador", atentando aos gestos realizados pelo entrevistado ao descrever sua experiência. Na terceira etapa, será realizada uma composição coletiva a partir das descrições verbais, gestuais e pictóricas, combinando a identificação de invariantes da análise micro-fenomenológica e o trabalho de "testemunha", tal como descrito por Janet Adler (1999).

Presentaciones y entrevistas

Links a entrevistas e apresentações

Entrevista en científicamente mujeres. Octubre 2023.

Imagem do WhatsApp 30/08/2023 às 15.26.58 (2).jpeg

Entrevista por Roxana Girju en el podcast Creative Language Technologies. Agosto 2022. 

Imagem do WhatsApp 30/08/2023 às 15.26.58 (1).jpeg

Entrevista por Rosanna Dematté, publicada en el libro Beauty before wisdom. The knowledge of art and the art of science. Marzo 2020.

Entrevista en científicamente mujeres. Noviembre  2022.

Presentación en el coloquio Enaction in perspective and in foresight. Agosto 2021.

Presentación en el coloquio Experiencia Musical de la Facultad de Psicología de la Universidad Diego Portales. Abril 2018.

bottom of page