Sobre
Esta série de oficinas dá continuidade à reflexão iniciada pelos seminários internacionais Tecnologias de Presença em Tempo de Ausência, organizados pela MATHA - Escola de Fenomenologia Corporal e pelo Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias da Universidade Federal de São Paulo. O objetivo é proporcionar uma experiência prática das chamadas "tecnologias de presença".
Quando falamos em "tecnologia", estamos nos referindo não apenas a aparelhos ou ferramentas, mas a um conjunto de saberes e práticas que nos ajudam a desenvolver habilidades e processos capazes de transformar a nossa relação com o ambiente, com os outros e conosco mesmos. A palavra "tecnologia" vem do grego téchnē, que significa "arte, técnica ou habilidade", e do indo-europeu teks, que quer dizer "construir". Assim, podemos entender a tecnologia como aquilo que usamos para transformar nossa relação com nossa própria experiência.
Mais especificamente, as chamadas "tecnologias de presença" incluem uma variedade de práticas e saberes que buscam nos ajudar a estar mais atentos e conscientes da nossa experiência cotidiana. Isso engloba desde práticas tradicionais e ancestrais de conexão com o ambiente e o corpo, até treinamentos psicofísicos ligados à arte, somática e meditação. Além disso, também se incluem práticas terapêuticas que estimulam a percepção sensorial, e metodologias de pesquisa que utilizam abordagens fenomenológicas. O que essas práticas têm em comum é o objetivo de aumentar nossa capacidade de perceber aspectos da nossa experiência que geralmente estão no plano do implícito, com um foco especial na relação entre o corpo e o ambiente.
Esta série de encontros faz parte do projeto A Multidimensional Approach to Presence, criado por Camila Valenzuela M., e está sendo organizada com a colaboração de Karise Woiciechoski e Luana Vieira, na MATHA - Escola de Fenomenologia Corporal, em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro.
O objetivo deste ciclo de oficinas é oferecer aos participantes uma imersão em diferentes práticas, promovendo novas formas de perceber, escutar e se relacionar com a própria experiência. A cada mês, realizaremos uma oficina, buscando fomentar a presença plena e a consciência expandida por meio do movimento, da percepção e da reflexão.
As oficinas serão presenciais e ocorrerão uma vez por mês, aos sábados, entre abril e novembro. Cada encontro terá a duração de três horas, proporcionando tempo adequado para a imersão nas práticas e o aprofundamento das experiências propostas.
As oficinas aconteceram no espaço da Matha. A escola possui uma sala aberta, coberta, com piso de madeira, onde ao redor, há um jardim de areia arborizado, que também poderá ser utilizado nas atividades.
Cronograma
10 MAIO
Pranayama e Maculelê: Camila y Paola
14 JUNHO:
Meditação e cerâmica: Karise y Grazi
12 JULHO:
Corpo, Gesto e Movimento: processos criativos entre dança e dibujo.
Com Camila Valenzuela Moguillansky e Luana Vieira Gonçalves
10 AGOSTO:
Fenomenología y musicalización: Camila y Johnatan
13 SEPTIEMBRE:
Capoeira y meditación: Tânia y Karise
11 OCTUBRE:
Cine y dibujo: Alexis y Luana
8 NOVIEMBRE:
Yoga y ayurveda: Camila y Amanda
10 MAIO
Pranayama e Maculelê: Camila y Paola
14 JUNHO:
Meditação e cerâmica: Karise y Grazi
12 JULHO:
Corpo, Gesto e Movimento: processos criativos entre dança e dibujo.
Com Camila Valenzuela Moguillansky e Luana Vieira Gonçalves
10 AGOSTO:
Fenomenología y musicalización: Camila y Johnatan
13 SEPTIEMBRE:
Capoeira y meditación: Tânia y Karise
11 OCTUBRE:
Cine y dibujo: Alexis y Luana
8 NOVIEMBRE:
Yoga y ayurveda: Camila y Amanda









Alexis Zelensky é cineasta francês autodidata, formado em Matemática (Paris, 2006) e Ciências Políticas (Chile, 2007). Dirigiu documentários em diversos países, como França, Togo, Níger e Rússia, com exibições em festivais internacionais como o Festival ImagéSanté Liège e o FIFB Montréal. Trabalhou como professor de criação de documentário para crianças em Paris (2012-2014) e dirigiu uma série sobre imigração para o CineBrasil TV (2019). Desde 2017, é professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.
Amanda Souza é mãe e praticante apaixonada do Ayurveda, ciência milenar que transformou sua forma de cuidar da saúde. Percebeu que desequilíbrios físicos e emocionais estão ligados à desconexão com o corpo e à falta de presença. Dedica-se a compartilhar o Ayurveda como uma prática acessível, promovendo autoconhecimento e harmonia. Em suas oficinas, ela guia os participantes por práticas simples e profundas para cultivar presença e equilíbrio, mesmo com as demandas diárias da vida.
Camila Valenzuela Moguillansky (Mila Mogui) é investigadora nas áreas de ciências cognitivas e práticas corporais. Com uma formação multidisciplinar, que abrange dança, biologia, neurociências, yoga, circo e práticas somáticas, e uma trajetória que mistura o campo acadêmico com a prática corporal, ela se dedica ao estudo da experiência e ao desenvolvimento da presença, buscando integrar corpo e mente, espaço interno e externo, e o eu e o mundo. Em 2020, fundou a A MATHA - Escola de Fenomenologia Corporal em Arraial d'Ajuda, Porto Seguro. Mila é bióloga pela Universidade do Chile, mestre em Ciências Cognitivas pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) e doutora em Ciências Cognitivas pela Université Pierre et Marie Curie (Paris).
Grazielle Guimarães é psicóloga e apaixonada por explorar as conexões entre mente e criatividade. Formada pela Fundação Hermínio Ometto, dedica-se desde 2012 a compreender as relações humanas e o desenvolvimento social, com foco na fenomenologia. Em 2019, fundou a A.feito cerâmica, e em 2024, cofundou a Ciclos de Pausa, consultoria em saúde mental. Criadora da cerâmica-terapia, une psicoterapia, cerâmica e vivências terapêuticas para promover autoexpressão, criatividade e desenvolvimento emocional.
Karise Woiciechoski é psicóloga com especialização em Terapias Cognitivo-Comportamentais e Gestão de Pessoas. Natural de Santa Catarina, mora em Arraial d’Ajuda, onde atende como psicóloga clínica e instrutora de mindfulness. Certificada pelo Centro Brasileiro de Mindfulness - Mente Aberta (UNIFESP), é também Instrutora Perinatal GentleBirth. Em 2019, fundou o Instituto Euciente, que promove estudos e formações focadas na expansão da consciência por meio de práticas terapêuticas. Sua prática integra a psicanálise com mindfulness, buscando o autoconhecimento e bem-estar.
Jhonatan Melo é músico inicialmente autodidata e estudioso dos ritmos que compõem o universo da música popular nordestina, com ênfase no forró e nos ritmos que derivam da axé music. Seu desenvolvimento musical se inicia aos 5 anos, acompanhado de seu pai, e evolui à medida em que participa de cursos de violão e canto e, mais tarde, de cursos populares de percussão de rua, onde desenvolveu especial interesse pela regência de blocos de carnaval. Atualmente atua como educador popular de percussão para o carnaval.
Luana Vieira Gonçalves é artista-educadora, formada em Artes Visuais pela Unicamp (2009) e mestre em Arte Contemporânea pela Université Paris VIII (2014). Atuou como educadora no Centre Pompidou (Paris), Casa Guadalupana (Campinas) e Sesc-SP, além de ter coordenado intercâmbio cultural em Lomé (2015). Foi professora de artes no Instituto Pró-Saber (2017-2019), supervisora no Parquinho Lage (2017 - 2020) e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2016 - 2024). Atualmente, integra o coletivo Criação de Documentário e o projeto Desenhação, além de ser professora de desenho e processos criativos em Arraial d’Ajuda.
Paola Masutti é instrutora de Capoeira Sul da Bahia, iniciando a prática em 2009. Com cinco anos de experiência em dança Afro, participou ativamente de coreografias e apresentações de maculelê, marcando o início de sua paixão pela arte. Ao longo dos anos, vem aprofundando seus conhecimentos e sua atuação na capoeira, destacando-se como instrutora dedicada à prática e à preservação das tradições dessa arte.
Tania Regina da Cunha é formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação em Psicopedagogia pela FASINTER e capacitação em Pilates de solo, bola e aparelhos. Iniciou sua prática de capoeira na década de 1990 e, desde então, deu aulas de Capoeira na UEL. Em 2014, mudou-se para Arraial d'Ajuda, onde se integrou ao Grupo Sul da Bahia, sob a orientação do Mestre Railson e da Mestre Luciana. Atualmente, faz parte do coletivo de Mulheres Sul da Bahia e é professora estagiária no grupo de Capoeira Sul da Bahia. Ao longo dos anos, tem ensinado capoeira tanto no Brasil quanto no exterior, compartilhando sua paixão pela arte e cultura da capoeira.