O espaço é reduzido ao seu próprio corpo, e sua posição é conhecida não pelos objetos que passaram por ele, mas pelo tempo em que esteve em movimento. [...] Para os cegos, as pessoas não estão lá se não falarem. [...] As pessoas estão em movimento, são temporárias, vão e vêm. Eles aparecem do nada; Eles desaparecem.
John Hull em Um Antropólogo em Marte, de Oliver Sacks
Olhar é Movimento
Olhar é Movimento é um projeto de dança contemporânea que aborda, sob vários ângulos, a questão do que significa ver. Uma das camadas de reflexão é inspirada nas obras de Francisco Varela e Humberto Maturana e na sua abordagem enativa da cognição. Propõem que a percepção não é uma captura passiva de um mundo externo independente do observador, mas um processo ativo, no qual o “ver” se configura através de nossas ações e experiências.
Essas ideias estão refletidas nos depoimentos documentados pelo neurocientista Oliver Sacks em seu texto “Ver e Não Ver”, que também inspira este trabalho. Este texto descreve a experiência de uma pessoa cega desde cedo que é operada na idade adulta. Embora a operação tenha sido “bem sucedida” do ponto de vista médico, a pessoa não consegue enxergar. Percebe cores e movimentos, mas não consegue configurar formas ou dar-lhes significado.
Outra camada de reflexão é relacional: Como o olhar do outro me afeta? O que faço ao outro com o meu olhar? Quando é que realmente vejo o outro? O que acontece quando o outro me vê? Como o olhar está relacionado à atenção?
A terceira camada de reflexão é trazida pelo diálogo com a tecnologia. O show apresenta ao público três maneiras de ver a mesma cena enquanto ela acontece. A projeção possui um atraso em relação ao tempo real de execução dos movimentos dos performers, o que pode gerar uma visão diferente do mesmo movimento no momento em que ele ocorre, tanto à vista do público quanto mediado pela câmera e pela projeção.
Estes diferentes ângulos cruzam-se e complementam-se, convidando o espectador a questionar a sua forma de olhar e a sua relação com a experiência perceptiva.
Este projeto é apoiado pela Lei Paulo Gustavo do município de Porto Seguro, Bahia, Brasil.
Sinopse
Olhar e Movimento é um espetáculo de dança contemporânea com dois intérpretes em cena, mediado por tecnologia de captura e projeção de imagens em tempo real. O espetáculo se desdobra em diferentes cenas que abordam diferentes dimensões do olhar: o olhar do outro; o olhar que toca a memória, a impossibilidade de dar sentido ao espaço visual, o olhar mediado, o olhar que toca o espaço interior e “ver” sem olhar. A composição sonora, estruturada em frases atonais e composta por tons puros, cria uma atmosfera que acompanha os intérpretes nesta viagem de visão. A projeção apresenta um atraso em relação ao tempo real de execução dos movimentos dos performers criativos, o que pode gerar uma visão diferente do mesmo movimento no momento em que acontece, tanto à vista do público quanto mediado pelo aparato tecnológico de a câmera e a projeção. O espetáculo apresenta ao público três formas de olhar para uma mesma cena enquanto ela acontece, e através dessas opções convidamos o público a refletir sobre a questão do que significa olhar. Quando aguçamos o sentido da visão, mediado pela tecnologia e afetado pela arte, criamos uma camada de compreensão de como podemos ser ativos em relação ao nosso olhar e pontos de vista.
Ficha técnica
Intérpretes criadores
Mila Mogui
Robson Vieira
Coreografia
Mila Mogui
Pesquisa em tecnologías escénicas
Robson Vieira
Produção
Silvia Lira
Trilha sonora
Alejandra Pérez
Designer Gráfico
Marcelo Gontijo
Desenho de iluminação
Robson Vieira
Registros e execução técnica
Constanza Frank
Edição de vídeos
rod.prxds
Escrita do projeto
Eugenia Cultural
Oficina de dança contemporânea e tecnologias da cena
No âmbito do projeto Lei Paulo Gustavo do município de Porto Seguro, realizaremos uma oficina de dança contemporânea e tecnologias cênicas na Escola Estadual de Arraial d'Ajuda. Esta oficina tem como objetivo explorar os conceitos da dança contemporânea através de exercícios práticos derivados do processo de criação do espetáculo “Olhar é Movimento”. Os participantes realizarão atividades como jogos corporais, aquecimento, alongamento e improvisação.
Além da dança, a oficina integrará tecnologias de palco utilizando dispositivos móveis para captar movimentos e projetá-los em tempo real através do software Resolume Arena. Essa interação entre dança e projeção faz parte da pesquisa para a criação do espetáculo, oferecendo uma experiência imersiva e inovadora.
Metas
-
Desenvolver habilidades de dança contemporânea.
-
Experimente improvisação e expressão corporal.
-
Integre a tecnologia de palco com a prática de dança.
-
Incentive a criatividade e a colaboração entre os participantes.
Dia: sábado, 24 de agosto
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Pública de Arraial d'Ajuda
Público-alvo: Adolescentes (até 20 participantes)
Facilitadores: Equipe criativa do espetáculo "Olhar é Movimento"
Mila Mogui e Robson Vieira