O corpo não é apenas uma dimensão essencial da nossa humanidade, mas também o instrumento básico de todo o desempenho humano, a nossa ferramenta de ferramentas, um requisito para todo o espectro da nossa percepção, ação e até mesmo dos nossos pensamentos.
Richard Shusterman
Tecnologias
do corpo
A palavra “tecnologia” tem um significado mais amplo do que estamos acostumados a associá-la. Tendo em conta a origem da palavra – do grego téchnÄ“, que significa “arte, técnica ou habilidade” e do indo-europeu teks, que significa “construir” –, tecnologia pode ser comprendida conjunto de conhecimentos, ferramentas e práticas que nos permitem desenvolver ou construir algo que modifique nossa relação com o meio ambiente.
​
Assim, as técnicas de concentração, respiração e visualização, junto com a prática de posturas e movimentos que promovem a consciência corporal e o cultivo da presença, podem ser entendidas como tecnologias, nestes casos como tecnologias do corpo.
​
Acreditamos que a prática e o conhecimento destas tecnologias do corpo podem potenciar a nossa capacidade de autorregulação, concentração e presença, permitindo-nos assim cultivar uma relação mais harmoniosa e empática connosco próprios e com o meio ambiente.​